Projeto Redação

Tendo em vista a necessidade de aquisição dos padrões normativos da linguagem escrita, fundamentais para um bom desempenho linguístico dos alunos, não somente em avaliações de Língua Portuguesa e Redação, mas em todas as demais disciplinas, o Colégio São José Sion Ipiranga introduziu em 2015 um projeto de aprimoramento da escrita de seus alunos, através de correções personalizadas e detalhadas das redações. Na correção, são especificados os aspectos que devem ser aperfeiçoados, desde problemas relacionados à forma padrão culta da Língua Portuguesa (ortografia, concordâncias nominal e verbal, pontuação, escolha lexical, coesão etc) até questões específicas relacionadas à estrutura dos diferentes gêneros discursivos (narrativa, dissertação argumentativa, notícia, relatório etc), bem como questões de progressão temática e coerência no desenvolvimento das ideias no texto.

Sabemos ainda que escrever bem abre oportunidades não apenas no contexto acadêmico, mas na formação cidadã de nossos alunos que poderão se manifestar através da escrita em diferentes contextos.

O Projeto Redação inicia-se no 4° ano do Ensino Fundamental e segue até o final de Ensino Médio. Resultados positivos foram conquistados em 2018, 2019 e 2020 por nossos alunos nas provas de redação de diversos vestibulares e do ENEM, que garantiram o ingresso em universidades federais e bolsas de estudo em faculdades particulares de qualidade em São Paulo.