HISTÓRIA DO COLÉGIO

Quem mora nas imediações da rua Agostinho Gomes, no conhecido bairro do Ipiranga, já está acostumado com o vai e vem rotineiro de crianças e adolescentes que entram e saem do tradicional Colégio São José Sion Ipiranga. O casarão azul, estilo colonial, é uma das mais antigas paisagens que decora o bairro.

Conceituado pelos habitantes do Ipiranga, o colégio foi fundado exatamente cento e um anos após a proclamação da Independência do Brasil no dia sete de setembro de 1822, no riacho do Ipiranga. Há alguns metros deste mesmo riacho, 23 de outubro de 1923, padre Arnaldo Dante, religioso da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion, funda o Colégio São José Sion Ipiranga. A priori, o padre cria uma escolinha paroquial mantida pela Paróquia São José dos Padres de Sion; o objetivo era atender as inúmeras crianças do bairro, todas filhos de simples operários que não tinham a mínima noção do valor e da importância da educação.

Padre Dante, ao passar pelo bairro, via, com preocupação, uma grande quantidade de crianças e adolescentes ociosos brincando ou perambulando pelas ruas do Ipiranga, enquanto seus pais trabalhavam nas fábricas. O religioso resolve criar uma escola, a primeira do Ipiranga, preocupando-se com o destino dessas crianças, com o intuito de formá-las e garantir-lhes um futuro melhor.

No princípio, os pais nada pagavam, pois pouco lhes sobrava para investir na educação dos filhos, cuja importância eles mesmos desconheciam por não serem também estudados. A escola era, assim, provida integralmente nas suas necessidades pela Paróquia São José dos Padres de Sion, cujo pároco era o próprio padre Dante.

O interessante é observar, em tudo isso, a vocação primeira do Colégio São José Sion Ipiranga, que nasce com o objetivo de promover o ser humano não como uma instituição meramente comercial visando lucros, mas como uma instituição católica cuja principal tarefa é cuidar integralmente das crianças e adolescentes, preparando-os para um futuro melhor.

O empreendimento do generoso padre Dante foi um sucesso. A procura por vagas para estudar crescia a cada início de ano. O salão paroquial, onde funcionava a escola, já não conseguia mais suprir as demandas do bairro. O seminário dos padres de Sion, ligado à Igreja, foi, assim, transformando-se no atual Colégio São José Sion Ipiranga, hoje com capacidade para atender 1200 estudantes.

No início dessa mudança de escola paroquial para colégio com sede própria, devido ao excesso de procura, padre Dante decide, então, cobrar uma módica taxa para ajudar a cobrir os custos. No entanto, a preocupação continuara a mesma, prover uma educação de qualidade através da qual os filhos do Ipiranga pudessem ser promovidos. Por algumas décadas, o Colégio São José Sion Ipiranga funcionou como o único colégio do bairro do Ipiranga. Por isso, sempre somos visitados, de surpresa, por moradores antigos que, com nostalgia, vêm rever as dependências do colégio e nos contar suas histórias.