EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil do Colégio São José Sion Ipiranga é a primeira etapa de um processo educativo que se estenderá pelos vários anos da escolaridade formal. É nela que os alunos aprendem ativamente, brincando, imaginando, perguntando, observando, experimentando, descobrindo relações. Constroem sua identidade pessoal e coletiva através de interações e experiências cotidianas que vivenciam. Em síntese, as crianças aprendem principalmente fazendo.

A adaptação dos alunos da Educação Infantil do Colégio São José Sion Ipiranga é um processo que deve ocorrer gradualmente, respeitando-se o tempo e a individualidade de cada um deles. A criação de vínculos afetivos entre professor e aluno permite que se potencialize a construção do conhecimento de forma integrada.

Ter um olhar cuidadoso e zeloso, onde as relações sejam sustentadas através do respeito, da confiança e do afeto, estas são bases para o desenvolvimento do nosso trabalho.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Criar e contar histórias, leituras compartilhadas, atividade ao ar livre, explorar outros tipos de linguagem e tecnologias.

Espaços, tempo, quantidades, relações e transformações

Recriar relações quantitativas, formas, orientações espaço-temporais e medidas.

Traços, sons, cores e formas

Estimular e valorizar a produção de músicas, desenhos, pinturas, esculturas, explorar a criatividade.

Corpo, gestos e movimentos

Explorar o ambiente, conhecer o próprio corpo, suas habilidades e a interação social.

O Eu, o outro e nós

Compartilhar objetos, comunicar-se com colegas e adultos, perceber características diferentes respeitando as diferenças.