Além de formar cidadãos e profissionais conscientes de seu papel na sociedade,o Colégio Sion Ipiranga busca estimular a mentalidade de cada criança e adolescente mediante a mensagem do Evangelho.
Nossa missão é oferecer uma educação de qualidade pautada em princípios éticos, morais e cristãos. Tudo isso objetivando proporcionar aos alunos um ambiente favorável à formação de cidadãos críticos e conscientes de sua função na sociedade.
Inspirada pelo carisma da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion, nossa escola possui um caráter profundamente comprometido com o ensino curricular e com os valores cristãos. Um dos nossos fundadores, Padre Theodoro afirmava que “quanto mais caminho, mais estou convencido de que Sion é uma obra de atualidade”.
Selecionamos algumas características do genuíno ensino católico que você encontra no Colégio Sion Ipiranga.
1 – Preocupação com a educação integral
A educação católica não considera somente o desenvolvimento biológico e intelectual dos indivíduos, mas sua conjuntura espiritual também: a formação integral do homem e da mulher, desde seus relacionamentos e afetos, sua experiência de fé e valores, a mentalidade baseada nos princípios cristãos e a consciência social.
Portanto, além de oferecer um ensino curricular impecável, o Colégio Sion Ipiranga se preocupa com esses aspectos que formam os jovens de modo geral. Desse modo, buscamos um constante diálogo com a participação ativa dos pais no ambiente escolar, bem como com a presença de padres e religiosos no Colégio sendo uma referência de vocação, integridade e fidelidade à Igreja.
Também a estrutura física da escola estimula a pureza do imaginário, assim como a escolha minuciosa do material didático e pedagógico seguem os valores do Evangelho em sua integralidade, em comunhão com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
2 – Fomento das virtudes cristãs
“A primeira garantia de sucesso em educação é amar os alunos” (Pe. Theodoro, 1860). Portanto, dentro desse processo de educação integral, as virtudes cristãs são incentivadas e promovidas em todas as atividades da escola. Cristo é o modelo no qual todo homem e mulher devem se espelhar.
Desse modo, por meio das ações didáticas e no trato diário aluno – professor, é possível estimular a vivência das virtudes.
O documento “A identidade da escola católica para uma cultura de diálogo”, da Congregação para a Educação Católica, afirma que “a educação que a Igreja busca é a evangelização e o cuidado pelo crescimento de quem já está caminhando rumo à plenitude da vida de Cristo“.
3 – Atenção ao dever cívico e social
O Colégio Sion está sempre atento à vivência civil e social. O amor à pátria, a vivência das leis, o aprendizado acerca de direitos e deveres civis.
Além disso, fomentamos constantemente a consciência com a responsabilidade ambiental, com a paz social, com a atenção aos mais necessitados e vulneráveis. Buscamos a vivência do que diz o Evangelho: “Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também, porque esta é a lei e os profetas” (Mt 7,12).
4 – Sólida formação intelectual
Como nos ensinou padre Theodoro, “a chave de nossos objetivos deve ser educar para a responsabilidade pessoal e coletiva, onde a Palavra de Jesus é de primordial importância”.” Desse modo, como uma instituição responsável com sua missão de contribuir com a educação de crianças e adolescentes, temos uma série preocupação com a formação intelectual dos nossos alunos.
Desse modo, nos comprometemos a utilizar o que há de mais moderno na educação dos nossos pequenos.
Conheça o Colégio Sion Ipiranga faça parte dessa família amada por Deus!