Quem Somos
As Congregações das Religiosas e dos Religiosos de Sion foram fundadas em meados do século XIX, por dois irmãos judeus convertidos ao catolicismo, Theodoro e Afonso Ratisbonne, para serem na Igreja um sinal expressivo do amor de Deus pelo povo de Israel.
O Instituto Theodoro Ratisbonne é a entidade que em nome da Congregação dos Religiosos de Sion mantém o Colégio São José Sion Ipiranga.
O Pe. Arnaldo Dante, fundador da Escola Paroquial São José, dedicou grandes esforços ao colégio para que o mesmo evoluísse.
Hoje, com 100 anos de sua fundação, o Colégio São José Sion Ipiranga é uma referência em educação no bairro do Ipiranga, atendendo aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A excelente qualificação intelectual, moral e religiosa dos alunos é alcançada por meio de uma metodologia tradicional de ensino aliada a modernos recursos pedagógicos.
Os professores e funcionários do Colégio São José Sion Ipiranga, sob a Direção Geral do Pe. Oberdan Santana da Silva, NDS, e a sua equipe pedagógica, sentem-se honrados em preparar os alunos por meio de uma excelente formação acadêmica e de caráter cristão. Os milhares de alunos formados nesses anos são a prova e o resultado desse compromisso.
O Colégio São José Sion Ipiranga tem como missão oferecer uma educação de qualidade pautada em princípios éticos, morais e cristãos, objetivando proporcionar aos alunos um ambiente favorável à formação de cidadãos críticos e conscientes de sua função na sociedade.
O Colégio São José Sion Ipiranga é uma referência de ensino no bairro do Ipiranga. A sólida formação intelectual, subsidiada pelo Sistema Anglo de Ensino e com a parceria do material da Macmillan Education, bem como a transmissão de valores aos nossos educandos é possibilitada por uma metodologia de ensino que alia tradição e modernos recursos pedagógicos.
- Respeito às diferenças
- Ética
- Honestidade
- Eficiência
- Comprometimento
- Disciplina
- Criticidade
- Responsabilidade Social
- Espiritualidade
- Cidadania
Congregação de Sion
Theodoro Ratisbone
Afonso Ratisbonne
A Congregação de Nossa Senhora de Sion foi fundada em meados do século XIX por dois irmãos judeus convertidos, Theodoro e Afonso Ratisbonne.
A primeira conversão, a de Theodoro, foi o término de uma longa busca feita em contato com cristãos engajados; a segunda, a de Afonso, foi imediata, como consequência de uma experiência religiosa, no dia 20 de janeiro de 1842.
Esta experiência foi uma visão da Virgem Maria, na Igreja de Sant’ Andrea delle Fratte, em Roma, interpretada, pelos dois irmãos, como “sinal” da vontade de Deus, para desenvolver, na Igreja, uma obra de apostolado junto aos judeus. Ambos foram admitidos ao sacerdócio.
A Congregação de Nossa Senhora de Sion é formada por dois ramos: irmãs de Sion e irmãos de Sion e está presente em diversas partes do mundo e, no Brasil, em diversos estados.
O elemento fundamental da vida dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion é a meditação constante das Escrituras, iluminada pela Tradição judaica e cristã, testemunhando na Igreja e no mundo o amor particular de Jesus Cristo pelo povo de Israel.
História do Colégio
Quem mora nas imediações da rua Agostinho Gomes, no conhecido bairro do Ipiranga, já está acostumado com o vai e vem rotineiro de crianças e adolescentes que entram e saem do tradicional Colégio São José Sion Ipiranga. O casarão, estilo colonial, é uma das mais antigas paisagens que decora o bairro.
Conceituado pelos habitantes do Ipiranga, o colégio foi fundado exatamente cento e um anos após a proclamação da Independência do Brasil no dia sete de setembro de 1822, no riacho do Ipiranga. Há alguns metros deste mesmo riacho, 23 de outubro de 1923, padre Arnaldo Dante, religioso da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion, funda o Colégio São José Sion Ipiranga. A priori, o padre cria uma escolinha paroquial mantida pela Paróquia São José dos Padres de Sion; o objetivo era atender as inúmeras crianças do bairro, todas filhos de simples operários que não tinham a mínima noção do valor e da importância da educação.
Padre Dante, ao passar pelo bairro, via, com preocupação, uma grande quantidade de crianças e adolescentes ociosos brincando ou perambulando pelas ruas do Ipiranga, enquanto seus pais trabalhavam nas fábricas. O religioso resolve criar uma escola, a primeira do Ipiranga, preocupando-se com o destino dessas crianças, com o intuito de formá-las e garantir-lhes um futuro melhor.
No princípio, os pais nada pagavam, pois pouco lhes sobrava para investir na educação dos filhos, cuja importância eles mesmos desconheciam por não serem também estudados. A escola era, assim, provida integralmente nas suas necessidades pela Paróquia São José dos Padres de Sion, cujo pároco era o próprio padre Dante.
O interessante é observar, em tudo isso, a vocação primeira do Colégio São José Sion Ipiranga, que nasce com o objetivo de promover o ser humano não como uma instituição meramente comercial visando lucros, mas como uma instituição católica cuja principal tarefa é cuidar integralmente das crianças e adolescentes, preparando-os para um futuro melhor.
O empreendimento do generoso padre Dante foi um sucesso. A procura por vagas para estudar crescia a cada início de ano. O salão paroquial, onde funcionava a escola, já não conseguia mais suprir as demandas do bairro. O seminário dos padres de Sion, ligado à Igreja, foi, assim, transformando-se no atual Colégio São José Sion Ipiranga, hoje com capacidade para atender 1200 estudantes.
No início dessa mudança de escola paroquial para colégio com sede própria, devido ao excesso de procura, padre Dante decide, então, cobrar uma módica taxa para ajudar a cobrir os custos. No entanto, a preocupação continuara a mesma, prover uma educação de qualidade através da qual os filhos do Ipiranga pudessem ser promovidos. Por algumas décadas, o Colégio São José Sion Ipiranga funcionou como o único colégio do bairro do Ipiranga. Por isso, sempre somos visitados, de surpresa, por moradores antigos que, com nostalgia, vêm rever as dependências do colégio e nos contar suas histórias.
SION no Brasil e no Mundo
Durante o século XIX, o modelo educacional francês era exemplo para todo o mundo.
O governo brasileiro, com a intenção de desenvolver o sistema de ensino e fundar colégios para meninas, investiu na vinda das irmãs francesas da Congregação de Nossa Senhora de Sion para o país.
As primeiras religiosas de Sion chegaram ao Brasil, vindas de Paris, em 09 de Outubro de 1888 e se estabeleceram no Rio de Janeiro.
Fonte: Our Lady of Sion School Reino Unido | https://www.sionschool.org.uk
Depois do Rio de Janeiro, foi a vez de São Paulo receber outra sede do Colégio Sion. No fim do século XIX e na primeira metade do século XX, muitas outras instituições foram fundadas pelo Brasil inteiro. Em sua marioria se mantém como referência em educação de qualidade até hoje.
Colégios Sion no Brasil
Colégios Sion no Mundo
Tel +61 (3)989 09 097
Marist Sion College Warragul
Tel +61 (3)562 35 944
Catholic College Sale Tel
+61 (3)514 42 177
Tel +506 241 4151
Escuela Nuestra Señora de Sion Puntarenas
Escuela Nuestra Señora de Sión Turrialba
Tel +506 556 0021