Redação do mês

HomeRedação do mês

Redação em Destaque

Tendo em vista a necessidade de aquisição dos padrões da linguagem escrita, fundamentais para que os alunos tenham condições de progredir, não somente em Língua Portuguesa, mas em todas as demais disciplinas, o Colégio São José introduziu em 2015 um projeto de aprimoramento da escrita de seus alunos, através de correções personalizadas e detalhadas dos textos produzidos em sala de aula. Os alunos têm suas redações corrigidas e comentadas, nas quais são especificados os pontos que devem ser aperfeiçoados, desde problemas relacionados à forma padrão culta da Língua Portuguesa (ortografia, concordâncias nominal e verbal, pontuação, escolha lexical, coesão etc) até questões específicas relacionadas aos diferentes gêneros discursivos (narrativa, dissertação argumentativa, notícia, relatório etc), bem como questões de progressão temática e coerência no desenvolvimento das ideias no texto.

A seguir, encontram-se redações feitas por alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) que obtiveram destaque em algum aspecto relacionado à utilização da linguagem escrita em diferentes gêneros de texto. Embora não sejam redações perfeitas, são textos que, dada a idade das crianças e adolescentes que os produziram, bem como o nível de exigência do ano escolar em que se encontram, podem ser considerados como ótimos!

Há também redações selecionadas de alunos do Ensino Médio que, a partir de 2019, passou a integrar o Projeto Redação. Há um professor-corretor que trabalha especificamente com propostas adicionais e correção detalhada e comentada dos textos, para que os alunos se sintam preparados para os principais vestibulares do país, para o ENEM e para situações concretas de escrita e interpretação em sua vida profissional futura.